9º Aniversário do CANTORIAS


4 de Junho de 2004. Há 9 anos atrás nascia o CANTORIAS, na altura a "preto e branco", mas que ao longo do tempo transformou-se e transcendeu-se naquilo a que se propôs, que é o de recolher, preservar e divulgar a música tradicional do nosso povo.

Em 2007, fomos consagrar o nosso Grupo de Cantares na Capelinha das Aparições, em Fátima, junto da Imagem de Nossa Senhora. Nessa altura, sonhou-se um dia ir cantar para o Papa.

Em 16 de Janeiro de 2013, durante a Audiência Geral do Santo Padre na Sala Paulo VI, no Vaticano, este sonho concretizou-se. O CANTORIAS, perante uma audiência que enchia por completo a Sala, cantou as suas tradicionais Janeiras a Sua Santidade o Papa Bento XVI.

Dias antes, tornou-se o primeiro grupo musical em Portugal a cantar também as Janeiras aos 4 órgãos de soberania consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Já fomos ao Brasil, França, Madeira, Itália... Percorremos também quase todos os distritos de Portugal.

E 9 anos depois, estamos todos de parabéns. Parabéns pelo aniversário, parabéns pelo nosso amor e dedicação com que fazemos aquilo que realmente gostamos: cantar e tocar, sempre com o objectivo a que nos propusemos e com muita ambição.

Ficam como forma de agradecimento a todos os que desejaram os parabéns ao nosso Grupo pelo seu aniversário, duas citações. Do nosso Maestro, o Rui Rodrigues, a quem se deve muito dos feitos alcançados pelo nosso Grupo, e do nosso ilustre lusitano poeta, o Fernando Pessoa, que retrata o sentimento e a gratidão do CANTORIAS...

"Porque o CANTORIAS gosta destas coisas de cantar e divulgar as tradições do nosso povo, fá-lo por paixão e amor. E amar, é superar-se. Na amizade e na oração, bem-haja a todos. (Rui Rodrigues)".

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa)".

Comentários